Escrito por Antonio Rodrigues, Diário do Nordeste, 30- 10- 2020
Após um mês sem registros da Covid-19 entre os povos indígenas Anacé e Tapeba, em Caucaia, este grupo voltou a ter novos casos do coronavírus. Ao todo, foram quatro pessoas infectadas, segundo levantamento, entre os dias 21 e 28 de outubro, da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince). Em todo o Estado, já são 891 casos entre os povos indígenas, sendo que 853 (96%) já estão recuperados, e sete óbitos.
Apesar do leve aumento, a tendência no Ceará segue em baixa. Em comparação com a última semana, a Fepoince aponta queda de um caso, ao todo, em sete dias, foram 14 novos casos. A queda é significativa em relação ao início do mês: entre 7 e 14 de outubro, quando o acréscimo foi de 31 casos. Não houve nenhum novo óbito na última semana.
Além de Caucaia, foram confirmados novos casos nos municípios de Poranga, Crateús, Monsenhor Tabosa e Quiterianópolis. Nos municípios de Maracanaú, Pacatuba, Aquiraz, Aratuba, Itapipoca, Itarema, Acaraú, São Benedito, Boa Viagem, Tamboril, Canindé e Crato não há novas infecções pelo coronavírus, neste período analisado, entre 21 e 27 de outubro. Apenas dois municípios não registram casos da doença entre indígenas: Novo Oriente e Carnaubal.
Municípios com maior número de casos entre indígenas:
Itaremema: 199
Cratéus: 186
Caucaia: 161
Mosenhor Tabosa: 85
Maracanaú: 83
Comments