Escrito por Francisco Barbosa, Brasil de Fato CE, 12 de dezembro
No Ceará, apenas duas cidades tiveram segundo turno. Fortaleza e Caucaia, e nesta, o resultado foi uma surpresa baseado no resultado do primeiro turno e na pesquisa de intenções de votos. No primeiro turno, Naumi Amorim do PSD recebeu 40,93% dos votos, enquanto Vitor Valim, do Pros, recebeu somente 27,87%, garantindo a participação dos dois candidatos no segundo turno. Vitor Valim acabou se elegendo prefeito de Caucaia com um total de 51.08% contra 48,92% de Naumi.
Sobre o segundo turno, Weibe Tapeba, professor, advogado, liderança indígena do povo Tapeba e vereador reeleito no município de Caucaia com 2.292 votos pelo PT, diz que o resultado nas urnas foi diferente do que as pesquisas mostravam. “As pesquisas em Caucaia de fato não representaram o sentimento das ruas, dos bairros e das comunidades. Acho que o resultado das eleições deva ser resultado de um conjunto de fatos ocorridos. Avalio que o primeiro deles foi o discurso do combate ao crime organizado e as facções criminosas utilizado pelo candidato eleito em Caucaia que, a meu ver, deva ter tido realmente um peso nos resultados das eleições.” afirma o vereador.
Outra situação que deva ter influenciado no resultado, de acordo com ele, foi o fato das principais obras de infraestrutura, terem ocorridos basicamente em bairros da região da Grande Jurema e Centro da Cidade.
“E o último fator influenciador, que acredito que foi fundamental, foi o episódio ocorrido um dia antes das eleições do segundo turno, envolvendo gestores de primeiro escalão do prefeito Naumi Amorim, em que a imprensa cearense deu grande repercussão, divulgando possível ação de compra de votos.”
Weibe Tabeba (PT), indígena Tapeba, eleito no município de Caucaia. Além dele, outros três foram eleitos em todo o Ceará. - Foto: Divulgação
Para ele, a eleição de indígenas no Brasil é um “fenômeno” que tem ganhado destaque nos últimos anos. “O movimento indígena organizado definiu como estratégia política, a ocupação desses espaços, como instrumento de luta. Aqui no Ceará, nos últimos anos, os Povos Indígenas começaram a ocupar de forma mais efetiva os espaços do parlamento”.
Leia na íntegra: https://www.brasildefato.com.br/2020/12/12/povos-indigenas-comecaram-a-ocupar-o-parlamento-afirma-vereador-reeleito-no-ceara
Comments