Índios Tremembé da Barra do Mundaú fecham a aldeia para visitantes.Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2020/04/15/com-seis-casos-suspeitos-indigenas-do-ceara-fecham-aldeias-e-pedem-solidariedade
O povo Tremembé da Barra do Mundaú implantou no dia 05 de maio uma barreira sanitária na sua aldeia. Segundo o jornal online do G1, uma parte da nota diz:
“O Povo Tremembé da Barra do Mundaú, preocupado em proteger o território desta pandemia, decide implantar uma barreira sanitária com monitoramento 24 horas. Pedimos, com muita humildade, que respeitem as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde)”
No dia 14 de abril, o Ministério Público do Estado do Ceará já havia solicitado um plano de contingência para proteger as comunidades indígenas de Itapipoca. Entre as recomendações estão:
"...a promoção, imediata, de todas as medidas de apoio ao cumprimento das normas de saúde e vigilância sanitária, e bem assim as que estão previstas no Plano de Contingência destinado a saúde indígena ante a Pandemia, vacinação e outras correlatas a assegurar a saúde, a vida e demais direitos dos povos indígenas presentes no Município."
Diante do avanço da pandemia, os tremembés da Barra do Mundaú decidiram intensificar a barreira sanitária que já contava com vigilância 24 horas. Em nota, afirmam que a saída da terra indígena deverá ocorrer apenas em casos necessários, como fazer compras, retirar benefícios e para serviços de saúde. Já a entrada na TI, deve ser feita apenas por serviços essenciais e sociais. Além disso, as recomendações frisam o isolamento social.
Leia a nota na íntegra:
Comments