Por Por Samuel Pinusa, G1 CE, em 23 de março de 2021
Uma estrutura que era utilizada como barreira sanitária contra Covid-19 na Terra Indigena Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca, foi atingida por um incêndio na noite do domingo (21). Os moradores do local acreditam que o fogo teve origem criminosa.
O espaço foi utilizado durante o ano de 2020 como controle sanitário para entrada e saída da aldeia. Na barreira, eram realizadas atividades como aferição de temperatura, conscientização ao uso da máscara, álcool em gel, reforço ao pedido para que as pessoas se mantenham em casa. O Povo Tremembé tinha planos para voltar essas ações em 2021 no local.
Incêndio na barreira sanitária do Povo Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca. — Foto: Arquivo pessoal
Os representantes pedem apoio das autoridades para encontrar os possíveis responsáveis pelo incêndio, que eles acreditam ter sido provocado de maneira criminosa. Contudo, até esta terça-feira (23), nenhum Boletim de Ocorrência (B.O) do caso foi registrado sobre o caso.
Apesar da ausência de B.O registrado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Itapipoca, apura o incêndio, com o objetivo de elucidar os fatos.
De acordo com um dos representantes, o fogo foi combatido com água por um grupo de moradores, de maneira independente, porque a aldeia fica a 60km de distância da sede do município de Itapipoca, onde fica localizado o Corpo de Bombeiros da cidade. Por isso, eles preferiram não arriscar esperar pelas autoridades, com receio do fogo destruir ainda mais a estrutura.
Mais informações em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/03/23/incendio-destroi-barreira-sanitaria-contra-covid-19-de-aldeia-indigena-em-itapipoca-no-ceara.ghtml
Kommentare