Escrito por Ismia Kariny, O Povo, em 26 de junho de 2020
Liderança do povo Pitaguary, Ceiça Pitaguary, recebe as doações. Foto: Asscom/SPS
Povos indígenas e comunidades tradicionais devem receber quase 200 mil máscaras da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A ação, executada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial (Ceppir), ocorre durante toda a semana na sede da SPS. Os equipamentos de proteção individual estão sendo entregues às comunidades indígenas e quilombolas, aos povos de terreiro, ciganos, população negra e migrantes africanos.
De acordo com a SPS, a iniciativa é feita a partir da doação de um milhão de máscaras pela Fundação Itaú. Junto às máscaras, estão sendo entregues folders informativos que contemplam os costumes dos povos originários e tradicionais. “Essa ação faz parte da Campanha Ceará Sem Racismo, que segue ativa na pandemia. Nós já realizamos 20 encontros virtuais, entre transmissões ao vivo, aulas online e webinars”, comenta Zelma Madeira, coordenadora da Ceppir, através de nota.
A coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, Ceiça Pitaguary, é uma das lideranças contempladas com a iniciativa. Para a SPS, ela destacou que 14 etnias devem ser beneficiadas com o equipamento de proteção individual. As 60 mil máscaras entregues para a comunidade serão distribuídas entre 32 mil indígenas, localizados em 20 municípios do Ceará.
Leia na íntegra: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2020/06/26/governo-do-ceara-entrega-quase-200-mil-mascaras-aos-povos-indigenas-e-comunidades-tradicionais.html
Comments