top of page
Foto do escritorGepe Observatório

Escolas indígenas só devem voltar às aulas presenciais em 2021, defende organização

Escrito por Rodrigo Rodrigues, Diário do Nordeste, 25 de Setembro de 2020

As escolas indígenas cearenses só devem retomar às aulas presenciais em 2021, mesmo com eventual decreto do governo do Estado autorizando o retorno. A informação foi confirmada pela coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Estado do Ceará (Oprince), Cristina Pitaguary, em entrevista ao Sistema Verdes Mares nesta sexta-feira (25). A representante defende que as escolas recebam melhorias estruturais para uma volta segura.

O Ceará conta com 44 escolas indígenas, sendo 39 estaduais e cinco municipais. Só pela rede estadual são mais de 7,5 mil alunos atendidos, em 16 municípios, da Educação Infantil ao Ensino Médio Regular, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 


Legenda: A rede estadual de escolas indígenas conta com 39 unidades, em 16 municípios, atendendo um total de 7.602 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio Regular, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foto: Madson Pitaguary

Em agosto, 72 representantes - entre gestores escolares, professores e lideranças se reuniram para debater a atual situação das instituições e ficou decidido que, mesmo com decreto, as atividades presenciais só retornarão em 2021. “A maioria das escolas foi contra o retorno às aulas. Como encaminhamento, a Oprince ficou de criar um documento informando a Seduc que as escolas indígenas só retornariam em 2021, mas que eles viessem fazer as melhorias dentro das escolas”.

Após a reunião, em agosto, os gestores escolares encaminharam um ofício com o parecer das comunidades locais e, somente depois, foi elaborado o documento geral. A orientação foi protocolada, segundo a liderança, em 15 de setembro, antes da autorização de retorno para algumas macrorregiões. Cristina explica que, agora, aguarda uma reunião com a Seduc para debater estes pontos. “Ontem (24), a gente sentou para definir as pautas, mas ainda não temos a data marcada”.


Matéria completa em:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/escolas-indigenas-so-devem-voltar-as-aulas-presenciais-em-2021-defende-organizacao-1.2992931


6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page