Por Eliomar de Lima, O POVO, em 8 de novembro de 2022
Desde a eleição de Lula, no domingo, 30, o movimento indígena nacional se articula para decidir quem ocupará o Ministério dos Povos Indígenas, uma das promessas de campanha do candidato do PT. Entre os nomes sondados no último Fórum das Lideranças Indígenas, realizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - Apib, ocorrido na semana passada, em Brasília, está Weibe Tapeba, liderança indígena cearense.
Foto: Aurélio Alves
A Apib é formada por sete instituições, destas, cinco apontaram o nome do cearense e levaram a proposta para discussão em suas regiões.
"Fico honrado de ter sido cotado, o que importa é que o nome escolhido seja decidido pelo movimento indígena nacional e traga a unidade que precisamos. É hora de unir forças e avançar na política indigenista", afirmou Weibe.
Currículo
Weibe tem 39 anos, é indígena do Povo Tapeba, nascido na Aldeia Lagoa dos Tapeba, no município de Caucaia-Ce e tem ampla atuação no movimento indígena brasileiro. Iniciou sua militância como professor indígena, exercendo ainda o cargo de Coordenador Regional Substituto da CR Nordeste 2, da FUNAI. O cearense também integrou diversas instâncias de controle social, com destaque para a Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena-CNEEI e o Conselho Nacional de Política Indigenista-CNPI, acumulando a função de relator da SubComissão de Terra e Território.
Hoje, Weibe é coordenador da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e vereador de Caucaia (PT-CE), no seu segundo mandato, tendo sido o candidato indígena com maior votação nas últimas duas eleições municipais no Brasil. Além disso, também é o primeiro advogado indígena do Ceará e integra o Escritório de Advocacia Popular Indígena Ybi, o primeiro a ter advogados indígenas do país. É ainda integrante do Departamento Jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo - Apoinme e é membro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Indígenas do Brasil.
Mais informações em: https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomar-de-lima/2022/11/08/cearense-e-cotado-para-ministerio-de-lula.html#.Y2sQR4jvt-4.whatsapp
Comments