Por Redação, Diário do Nordeste, em 5 de março de 2021
A cearense Maria de Lourdes da Conceição Alves, a Cacique Pequena, há 25 anos, se tornou a primeira mulher a quebrar a tradição da sucessão masculina nas aldeias indígenas, representando o povo Jenipapo-Kanindé, no município de Aquiraz.
E é com o peso da sua história que ela se junta a nomes internacionais como Oprah Winfrey, Beyoncé, Madam C.J. Walker (Sarah Breedlove) e Marie-Cure, primeira mulher a ganhar prêmio Nobel, em uma campanha do Google.
Na campanha "First of Many — Women’s History Month 2021", a plataforma selecionou mulheres inovadoras que lutaram para conquistar seu espaço no cenário mundial.
Para Cacique Pequena, é gratificante receber esse reconhecimento por toda a sua luta.
“Estou muito feliz, sou a primeira Cacique mulher do Brasil e estou sendo reconhecida no mundo inteiro por essa homenagem feita pelo Google. Isso pra mim é muito importante, estar no meio das mulheres mais importantes do mundo, mulheres guerreiras, poderosas e que trabalham pelo seu povo”, afirma.
Cacique pequena. Foto: Helene Santos.
A história da Cacique também se entrelaça com os Projetos Povos do Mar e Herança Nativa, do Sesc Ceará, que mostram a cultura de diversos povos do estado.
Em reconhecimento a essa trajetória, o Google inseriu a Mestra da Cultura, Mestre do Mundo e Doutora da Mata no projeto de homenagem a notáveis primeiras mulheres que transformaram a sociedade ao longo dos anos a partir de um conteúdo de audiovisual produzido pelo Sesc Ceará, que contou sua história para o mundo.
Mais informações em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/estilo-de-vida/sisi/cacique-pequena-cearense-e-homenageada-em-campanha-do-google-ao-lado-de-beyonce-e-oprah-1.3056132
Comments