top of page

Bolsonaro veta fornecimento de água potável e acesso a leitos em lei de proteção aos povos indígenas

Escrito por Rubens Rodrigues, O Povo, em 8 de julho de 2020


Projeto de Lei que cria o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos Territórios Indígenas foi aprovado nesta quarta-feira, 8, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A sanção, no entanto, vem com vetos a obrigações essenciais como o fornecimento de água potável, higiene, leitos hospitalares e até mesmo a possíveis facilidades no acesso ao auxílio emergencial, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade. 

O texto original, apresentado em março último, diz que enquanto perdurar o decreto de calamidade pública em saúde em decorrência da pandemia da Covid-19, serão adotadas medidas urgentes para mitigar os efeitos do novo coronavírus entre os povos indígenas do País. Uma das principais medidas era justamente a instituição do auxílio emergencial, inclusive de forma descentralizada.

O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na madrugada desta quarta e determina que as comunidades quilombolas e povos tradicionais devem ser considerados "grupos em situação de extrema vulnerabilidade". O termo aponta que esses grupos são de alto risco para emergências de saúde pública.

Além dos vetos ao "acesso a água potável" e "distribuição gratuita de materiais de higiene, limpeza e de desinfecção para as aldeias" por meio do Governo Federal, Bolsonaro também retirou "a oferta emergencial de leitos hospitalares e de terapia intensiva" e desobrigou a compra de ventiladores e máquinas de oxigenação sanguínea pela União.




Comments


CONTATO

Endereço: Avenida da Universidade, 2995, 1º andar, bloco 1, Departamento de Ciências Sociais, UFC, campus Benfica.
Fortaleza, CE 60020-181
Telefone: +55 85 3366-7545
Email: gepe@ufc.br
Logo - Fundo Transparente.png

PROJETO VINCULADO AO GEPE UFC - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS ÉTNICAS

WWW.GEPE.UFC.BR

Redes Sociais:

  • Instagram GEPE UFC
  • Grupo Facebook GEPE UFC

Fotos do site: Ronaldo Queiroz 

As fotografias foram consentidas pelos fotografados durante os atos. Qualquer fotografado que queira sua imagem retirada do site pode entrar em contato com a equipe para isso. 

bottom of page